Veja como tratar cárie dentária
A cárie é a grande vilã da saúde bucal, sendo uma das principais causas de idas ao dentista entre os brasileiros. A cárie dentária pode penetrar fundo nos dentes por intermédio da placa bacteriana formada e aos poucos perfura o esmalte do dente, causando dor intensa ou desconforto. Os pacientes são muitas vezes crianças, justamente um público mais suscetível à bactéria, que é altamente transmissível.
Aqui você terá dicas para saber como tratar corretamente da sua cárie dentária e como economizar no tratamento!
Como tratar cárie dentária?
A principal causa do surgimento de cáries é a falta da correta higiene bucal, principalmente se a pessoa tem o costume de comer muitos doces, como bolos, biscoitos, leite condensado, etc., pois esses alimentos facilitam o desenvolvimento de bactérias principalmente entre os dentes quando não são escovados corretamente. Por isso é importante ficar atento aos seguintes sintomas para saber se você está com cárie dentária:
- Furinhos em um ou mais dentes;
- Manchas brancas ou marrons na superfície do dente;
- Sensibilidade em um ou mais dentes;
- Gengiva inchada;
- Dor intensa que piora ao mastigar alimentos frios, quentes ou doces.
Ao sinal dos primeiros sintomas você deve imediatamente procurar um dentista para fazer o diagnóstico e o tratamento para evitar complicações maiores, como infecções agudas que podem levar ao tratamento de canal e abscessos. O dentista pode fazer alguns exames para diagnosticar a cárie dentária e saber se o caso é grave ou não, porém, de uma maneira geral, o diagnóstico e o tratamento são muito tranquilos.
O tratamento é normalmente feito em apenas uma consulta para a eliminação da cárie dentária, mas quando são muitos dentes prejudicados o número de consultas pode aumentar. Para prevenir cárie dentária, o ideal é reduzir o consumo de açúcar, utilizar creme dental com flúor na hora de escovar os dentes e escová-los corretamente, bem como utilizar enxaguante bucal, e passar sempre fio dental, principalmente antes de dormir.
Como economizar no tratamento de cárie dentária
Para prevenir cárie dentária, além de fazer a higiene bucal devidamente todos os dias, a dica é comparecer a consultas com dentista de seis em seis meses para a limpeza e remoção de placas bacterianas que são formadas. Para economizar com os gastos com clínica odontológica, já pensou em contratar um plano de assistência odontológica?