O que fazer em caso de carie profunda
Se você está sofrendo com uma carie profunda se prepare: você talvez precisará de um tratamento de canal. Este procedimento é muito temido por estar associado a um processo complexo e que envolve dor e desconforto. Apesar disso, saiba que ele se beneficiou muito da popularização da anestesia, que age em minutos e garante muito mais conforto ao paciente.
A carie profunda pode exigir um tratamento de canal pois ela corroeu o esmalte do dente até a raiz, de forma que é possível que ela infeccione a região, exigindo o procedimento. As cáries são decorrentes do acúmulo de placa bacteriana, uma película imperceptível que se instala nos dentes quando não são higienizados corretamente.
Identificando e tratando uma carie profunda
Apenas um dentista pode confirmar se sua carie profunda precisa de um tratamento de canal para ser corrigida. Dê preferência para profissionais da endodontia, o ramo da odontologia especializado em tratar a porção interior do dente, onde se manifestam as cáries.
Alguns sintomas de que você precisa procurar um profissional para tratar uma carie profunda são:
- Dor de dente;
- Aumento da sensibilidade dental;
- Gosto de sangue na boca;
- Inchaços na gengiva.
Caso a carie profunda exija um tratamento de canal, o procedimento consiste na remoção do nervo e da polpa do dente, de forma que a fonte da dor seja eliminada. O dente posteriormente é reconstituído com uma obturação. Ainda é necessário que seja feita uma limpeza completa, de forma que qualquer foco de bactérias seja eliminado da boca do paciente.
Evitando carie profunda e outros problemas
Para que você não tenha que passar por todo este transtorno gerado pelo tratamento de canal, basta que você siga as recomendações básicas de higiene bucal. Dessa forma, as bactérias não se alojam nos dentes e esta e outras condições são evitadas. Para isso, escove os dentes três vezes ao dia, use fio dental diariamente e enxague a boca com antisséptico após as escovações.
Além disso, não fique longos períodos de tempo longe do consultório do dentista. Uma carie só se torna profunda se você não procurar tratamento para ela. O recomendado é uma visita ao profissional a cada seis meses.