Saiba como tratar dentes cariados
A procura por tratamento para dentes cariados é bastante comum nos consultórios dos dentistas. As cáries são causadas pelo acúmulo de placa bacteriana, uma película que se instala nos dentes quando a higiene bucal não é feita corretamente, resultando em corrosões no esmalte do dente, que provoca dor e desconforto.
Uma questão importante é que apesar do tratamento para dentes cariados ser relativamente simples e capaz de ser feito em apenas uma consulta, a negligência ao problema pode gerar muita dor de cabeça. Isso porque se a cárie corroer até o nervo do dente e provocar uma infecção, pode ser necessário um tratamento de canal, uma operação muito mais complexa e que exige muito mais cuidado e preparação do paciente.
Identificando e tratando dentes cariados
A maioria dos casos de dentes cariados é fácil de ser identificado, até mesmo pelos próprios pacientes. A cárie se manifesta na forma de pequenas manchas pretas na superfície do dente, que podem ser percebidas simplesmente ao se olhar no espelho. O problema é que em algumas situações a cárie se instala na superfície interior do dente, imperceptível a olho nu.
Algumas sintomas de que você pode estar com dentes cariados são:
- Dor de dente;
- Aumento da sensibilidade dental;
- Inchaços na gengiva;
- Dificuldade para mastigar com o dente.
Caso perceba qualquer um desses problemas, marque uma consulta rapidamente com um dentista. Dê preferência para profissionais da endodontia, o ramo da odontologia que estuda a porção interior do dente, e que pode tratar dentes cariados. A remoção da cárie consiste na raspagem da porção de esmalte infectado, de forma que o dente seja posteriormente reconstituído com uma obturação. Ainda é necessária uma limpeza completa, removendo eventuais focos de bactérias.
Evitando dentes cariados e outros problemas
Para que você não tenha que se preocupar com cáries, basta conservar os hábitos básicos de higiene bucal, eles evitam o acúmulo de bactérias e consequentemente outros problemas. Para isso, escove os dentes três vezes ao dia e use fio dental diariamente. Além disso, mantenha a frequência de uma visita a cada seis meses ao consultório do dentista, isso é extremamente saudável, pois o profissional é o mais indicado para cuidar dos seus dentes.