Dicas de dentista especialista em canal
Quem suspeita que precisa de um tratamento de canal logo pesquisa a respeito de um "dentista especialista em canal". Este procedimento é bastante complexo, portanto escolher um profissional qualificado é muito importante para que tudo ocorra da melhor forma possível e que sua recuperação seja bastante tranquila.
Além de pesquisar por um dentista especialista em canal, é importante pesquisar também alguns detalhes do tratamento. O canal está associado a muita dor e desconforto, apesar disso, hoje em dia ele é feito de forma bastante sofistica, com a aplicação de anestesia local que em questão de minutos atua e permite muito mais conforto ao paciente durante o procedimento.
Se tratando com um dentista especialista em canal
Um dentista especialista em canal é um profissional do ramo da endodontia, a especialidade odontológica que trata da porção interior do dente. Um canal é necessário quando uma cárie não tratada corrói o esmalte do dente até o nervo do dente, infeccionando-o e exigindo a sua retirada.
O procedimento conduzido pelo dentista especialista em canal consiste na remoção do nervo e da polpa do dente infeccionado, de forma que a dor seja extinta imediatamente. Após a remoção, o dente é reconstituído com uma obturação, acompanhado de uma limpeza completa para eliminar eventuais focos de bactérias que podem causar mais infecções.
Após o procedimento, é importante seguir as recomendações do dentista especialista em canal para que a cicatrização ocorra bem e o paciente esteja totalmente recuperado em pouco mais de uma semana. Algumas delas são:
- Repouso absoluto pelo período indicado pelo dentista;
- Evitar mastigar com o dente operado, dando preferência para alimentos na consistência líquida ou pastosa;
- Aplicar compressas de gelo para diminuir inchaços;
- Usar analgésicos, de acordo com a bula, para conter as dores.
Evitando o tratamento de canal e outros problemas
Para que você não tenha que recorrer a um dentista especialista em canal e passar por estes transtornos, o mais indicado é que você cuide bem dos seus dentes. Para isso, conserve hábitos como usar fio dental diariamente e escovar os dentes três vezes ao dia, além de visitar periodicamente o dentista ao menos uma vez a cada seis meses para consultas de rotina.