Dicas de especialista em canal
Procurar um bom especialista em canal é essencial para quem suspeita que precisa passar por este tratamento. O canal é um procedimento bastante temido pelas pessoas, pois é associado com muita dor e desconforto. Apesar deste temor popular, o canal se beneficiou muito dos avanços nas técnicas odontológicas, de forma que hoje é feito com aplicação de anestesia local, que age em questão de minutos e aumenta o conforto do paciente.
Procurar um especialista em canal é algo muito importante a ser feito assim que desconfiar que pode estar com cárie. Dessa forma, o dentista pode tratar o problema em estágio inicial, podendo inclusive evitar o procedimento cirúrgico do canal, que consiste na remoção do nervo e da polpa do dente infeccionado e posterior reconstituição com obturação.
Encontrando um especialista em canal
O profissional mais indicado quando se pergunta a respeito de especialista em canal é um dentista cuja especialização é a endodontia. Este é o ramo da odontologia que estuda a porção interior do dente, bem como os tratamentos e particularidades envolvendo problemas como esse.
Para que você tenha menos transtornos possíveis com este tipo de problema, você deve procurar um especialista em canal quando estiver com cárie. Alguns sintomas desta condição são:
- Dor de dente;
- Inchaço na gengiva;
- Aumento da sensibilidade dental;
- Mau hálito.
O procedimento feito por um especialista em canal acontece em ambiente cirúrgico, e exige algumas recomendações para que o paciente se recupere bem após a operação. Entre eles estão o repouso absoluto e a alimentação na consistência líquida ou pastosa pelo período que o dentista recomendar, além do uso de analgésicos de prescrição livre, que podem ser adquiridos sem receita médica, seguindo as recomendações da bula.
Evitando problemas nos dentes
Para que você não tenha que recorrer a um especialista em canal em emergências, basta tomar cuidado com a sua saúde bucal. Um canal na maioria das vezes é necessário porque uma cárie não foi tratada, que por sua vez só aparece quando os dentes não são higienizados corretamente. Para isso, escove os dentes três vezes ao dia, use fio dental diariamente e visite o dentista uma vez a cada seis meses.