Saiba mais sobre prótese dentaria
Por inúmeros motivos, pacientes precisam de prótese dentaria para substituir dentes que foram perdidos ao longo de suas vidas. Em alguns casos, pessoas procuram este tipo de tratamento mesmo tendo todos os dentes, buscando uma solução definitiva para problemas crônicos adquiridos por conta de maus cuidados de higiene bucal.
Atualmente, o ramo da prótese dentaria se beneficia de procedimentos e materiais muito avançados, que são cópias fiéis dos dentes naturais, tanto esteticamente quanto funcionalmente. Existem as próteses móveis, que podem ser removidas pelo usuário na hora de dormir e em outros momentos, e as próteses fixas, que precisam de implantes dentários para que sejam fixadas corretamente.
Procedimento para colocação de prótese dentaria
Muitas pessoas estão dando preferência para uma prótese dentaria fixa em caso de necessidade, pois após o período de adaptação são tão funcionais quanto dentes novos. Para isso, é necessário o procedimento de impante dentário, que consiste na implantação de um pino de titânio na gengiva do paciente, de forma que imite a coroa dental e possa sustentar uma prótese.
Para que o implante seja bem-sucedido, é necessário ter a estrutura óssea para isso. Em casos que o dente foi perdido há bastante tempo, é necessário um procedimento de enxerto ósseo para providenciar a sustentação necessária para um implante. Dessa forma, para ter uma prótese dentaria é necessária uma série de procedimentos e exames para que tudo ocorra da forma mais correta possível.
Todos os procedimentos são feitos em ambiente cirúrgico com aplicação de anestesia. Algumas das recomendações para que haja a fixação correta de implantes na boca do paciente, após o procedimento, são:
- Repouso absoluto pelo período recomendado;
- Alimentação na consistência líquida ou pastosa;
- Uso de compressas geladas para diminuir inchaços;
- Uso de analgésicos para conter dores.
Cuidando da sua prótese dentaria
Só porque seus novos dentes são artificiais, não significa que eles estarão livres do acúmulo de bactérias. Por causa disso, escove sua prótese dentaria três vezes ao dia e use fio dental diariamente. Além disso, mantenha uma frequência de uma visita a cada seis meses ao dentista. Ele pode ajudar na adaptação a prótese, além de ajudar a prevenir problemas no futuro.