Saiba mais sobre prótese dentaria móvel
Muitas pessoas, pelos mais diversos motivos, perdem seus dentes permanentes ao longo da vida. Em muitas dessas situações, uma alternativa muito procurada pelos que sofrem com este problema é adquirir uma prótese dentaria móvel, conhecida popularmente como dentadura.
A procura por prótese dentaria móvel é interessante, pois é um método muito mais barato, mas não menos eficiente, do que a prótese fixa, que exige implantes e enxertos ósseos na maioria das vezes. Hoje em dia as próteses são tecnologicamente avançadas, confeccionadas em materiais resistentes que imitam muito bem os dentes normais, tanto em aparência quanto em funcionalidade.
Dicas para prótese dentaria móvel
Para confecção de uma prótese dentaria móvel é necessário visitar o consultório do dentista. Toda dentadura, ponte ou prótese individual é confeccionada individualmente, isto é, baseado em moldes feitos para cada paciente. Em alguns casos, é utilizada uma prótese temporária para que o paciente possa passar por um período de testes, de forma que consiga verificar se ele é capaz de se adaptar a este tipo de aparelho.
O período de adaptação é complicado, visto que o paciente pode se queixar de dores ou de a prótese dentaria móvel ficar "mal posicionada" dentro da boca. Apesar de ser utilizado fitas adesivas muito resistentes atualmente, é um procedimento que exige que você aprenda a mastigar e a falar de novo, pois é muito diferente dos seus dentes convencionais num primeiro momento.
Alguns benefícios de escolher uma prótese dentaria móvel para substituir os seus dentes são:
- Dormir sem a prótese, aumentando o conforto;
- Muito mais barata que prótese fixa;
- Modernização das próteses;
- Melhora substancial no estilo de vida e na funcionalidade do dia a dia.
Cuidados com uma prótese dentaria móvel
Para que seus novos dentes durem bastante tempo, é necessário tomar uma série de cuidados para conservação da prótese. As mesmas recomendações para os dentes comuns valem aqui, como escovar os dentes três vezes ao dia e usar fio dental diariamente. A prótese também exige que seja conservada fora da boca de forma adequada, sempre seguindo as recomendações do dentista. Qualquer problema relacionado a ela deve ser comunicado ao seu profissional, para que ele possar ajudar o paciente.