Saiba mais sobre tratamento canal
A procura por "tratamento canal" é bastante comum entre quem suspeita que terá que se submeter a este procedimento. O canal é cercado de muito temor, visto que é frequentemente associado a uma operação dolorosa e com uma recuperação desconfortável, principalmente por causa de sua complexidade.
Apesar desse temor popular, o "tratamento canal" hoje em dia é muito mais tranquilo, visto que com os avanços nos procedimentos odontológicos a anestesia local é utilizada, de forma que faz efeito em questão de minutos e garante muito mais conforto para o paciente.
Além disso, a recuperação após um "tratamento canal" é muito mais simples, visto que analgésicos de prescrição livre, que não exigem receita médica, podem ser adquiridos em qualquer farmácia, sempre seguindo as recomendações da bula e do cirurgião dentista.
Como funciona o tratamento canal
O primeiro passo é a avaliar a necessidade de um tratamento canal. Apenas um dentista pode definir isso, sendo o profissional mais indicado o especializado em endodontia, o ramo da odontologia que estuda a porção interior dos dentes. A operação é necessária quando uma cárie corroeu até o nervo do dente, provocando uma infecção e muito desconforto.
Alguns sintomas de que você pode precisar de um "tratamento canal" são:
- Dor de dente localizada;
- Inchaço na gengiva;
- Aumento da sensibilidade dental;
- Gosto de sangue na boca;
- Escurecimento do dente.
O "tratamento canal" consiste na remoção do nervo e da polpa do dente afetado, para que posteriormente a região seja reconstituída com uma obturação. Sessões extras também podem ser necessárias, para que os dentes passem por uma limpeza completa além de procedimentos para que ele volte a coloração natural, dependendo do caso.
Evitando tratamento canal e outros problemas
Para que você não tenha que passar por este tipo de complicação, o mais indicado é que você cuide bem dos seus dentes e evite o acúmulo de bactérias na boca, elas são responsáveis pelas cáries e outros problemas. Para isso, escove os dentes três vezes ao dia sempre acompanhado do uso diário de fio dental. Também não passe muitos meses longe do consultório do dentista, sendo recomendada uma visita a cada seis meses para avaliações periódicas.