Saiba mais sobre o tratamento de canal
Muita gente morre de medo de precisar de um tratamento de canal. Este é um dos procedimentos mais complexos realizados nos consultórios dos dentistas e está frequentemente associado a muita dor e desconforto. Apesar do que é dito por aí, o tratamento se modernizou bastante nos últimos anos, e a aplicação de anestesia aliado ao uso de analgésicos facilitou muito tanto a operação quanto a recuperação.
O tratamento de canal é necessário quando cáries corroeram o dente até o nervo dele, e consiste na remoção do nervo infeccionado e da polpa do dente. Posteriormente, a cavidade criada é recomposta com obturações, de forma que o dente mantenha a sua condição estética e funcional.
Detectando e realizando o tratamento de canal
O tratamento de canal está intimamente relacionado com cáries não tratadas. As cáries são corrosões dentais proporcionadas pelo acúmulo de bactérias na boca, e caso não seja tratada ela pode corroer o esmalte do dente até o nervo dele, exigindo todo o procedimento cirúrgico para corrigir este problema.
Alguns sintomas que podem estar associados a necessidade de um tratamento de canal são:
- Dor de dente;
- Gosto de sangue na boca;
- Inchaços localizados na gengiva;
- Mau hálito;
- Perfurações no dente.
O tratamento de canal é feito em ambiente cirúrgico e com a aplicação de anestesia, que em poucos minutos age no local e aumenta bastante o conforto do paciente durante o procedimento. Após a operação, é necessário tomar alguns cuidados para que tudo ocorra bem, como repouso absoluto por uma semana, evitar mastigar com o dente operado e uso de analgésicos de prescrição livre, tudo de acordo com recomendações do cirurgião dentista.
Evitando o tratamento de canal e outros problemas
Para que você não tenha que se submeter a este tratamento, basta conservar bons hábitos de higiene bucal. Para isso, escove os dentes três vezes ao dia e use fio dental diariamente. Além disso, mantenha na sua rotina uma frequência de uma visita a cada seis meses ao consultório do dentista. Ele pode lhe fornecer mais informações sobre o tratamento de canal, cuidando bem dos seus dentes e evitando que você tenha que sofrer com essa ou outras condições.