Saiba mais sobre tratamento de carie
O tratamento de carie é um dos serviços mais procurados pelas pessoas em um consultório de dentista. A carie está intimamente ligada com o excesso de bactérias na boca, proporcionado pelo acúmulo de placa bacteriana nos dentes, uma película imperceptível que se instala na boca de um paciente que não esteja fazendo a higiene bucal correta.
A dor de dente é um dos primeiros sinais de que você está com tratamento de carie, portanto é importante procurar um dentista assim que notar este problema. Isso porque a cárie corrói o esmalte do dente, e caso não seja tratada pode corroer até o nervo e infeccioná-lo, gerando uma série de outros problemas que podem levar a um tratamento de canal.
Como funciona o tratamento de carie
O primeiro passo é procurar um dentista. O mais indicado para conduzir um tratamento de carie é um profissional da endodontia, ramo da odontologia que estuda a porção interior do dente e o esmalte dental. Uma questão importante é que a carie pode ser percebida a olho nu, ela se manifesta na forma de pequenos pontos pretos no dente.
Uma questão importante é que em alguns casos a carie se instala na superfície interior do dente, se tornando imperceptível ao se olhar no espelho. Alguns sintomas de que você precisa procurar um tratamento de carie são:
- Dor de dente;
- Aumento da sensibilidade para alimentos gelados;
- Inchaços na gengiva;
- Mau hálito.
O tratamento de carie, desde que detectada em estágio inicial, é bastante simples. Basta raspar a porção do dente afetada e reconstituí-lo com uma obturação. Além disso, é recomendado que o paciente seja submetido a uma limpeza completa para eliminar focos de bactérias.
Evitando caries e outros problemas
Para que você não tenha que correr atrás de um tratamento de carie, o melhor a se fazer é conservar bons hábitos de higiene bucal. Entre eles estão usar fio dental diariamente, escovar os dentes três vezes ao dia e enxaguar a boca com antisséptico após a escovação. Além disso, não passe longos períodos longe do consultório do dentista pois ele pode examinar sua boca e eliminar eventuais sujeiras. Recomenda-se uma consulta a cada seis meses.