Os benefícios dos diferentes tipos de tratamento dentário
Pense antes de responder: qual foi a última vez que você foi a um dentista avaliar se precisa de um tratamento dentário? Muita gente nem lembra quando visitou um consultório, e apesar disso ser bastante comum entre as pessoas, não é nada indicado passar longos períodos de tempo sem procurar assistência profissional para cuidar dos dentes.
A necessidade de se submeter a um tratamento dentário está diretamente ligada a sua frequência no dentista. Se você vai ao consultório periodicamente, a chance de você ter que passar por algum procedimento é muito menor, visto que seus dentes estarão bem cuidados. É recomendado uma ida ao dentista a cada seis meses.
Evitando tratamento dentário e outros cuidados
Se engana quem pensa que estará livre de um tratamento dentário só porque visita o dentista periodicamente. Uma boa saúde bucal está diretamente ligada com bons hábitos pessoais, que os pacientes devem colocar em suas rotinas diariamente. Algumas dessas recomendações são:
- Escovar os dentes três vezes ao dia;
- Escovar ao acordar, após o almoço e antes de dormir;
- Usar fio dental diariamente;
- Enxaguar a boca com antisséptico após as refeições.
Esses hábitos ajudam a prevenir a necessidade de tratamento dentário pois limitam o acúmulo de bactérias na boca através da placa bacteriana, principal razão por condições como cáries e tártaro. Nas idas ao dentista, o profissional pode executar uma limpeza completa, pois dispõe das técnicas e materiais adequados para que os lugares em que a escova de dente não alcança sejam limpos.
A melhor forma de receber tratamento dentário
Muita gente deixa de ir ao dentista por causa do preço da consulta, optando pro gastar o dinheiro com outros serviços. Por causa disso, o mais indicado é aderir a um convênio odontológico, pois o valor das mensalidades é muito inferior ao de uma consulta, facilitando as idas ao dentista.
Além disso, mesmo os pacotes mais básicos oferecem as modalidades de tratamento dentário mais procuradas pelos pacientes, como exames, extração de dente do siso, obturação e limpeza de dente. A ideia é que você esteja sempre com os dentes bem cuidados, de forma que não precise de tratamentos emergenciais, esse sim de preços mais elevados.