Saiba mais sobre tratamento endodôntico
O tratamento endodôntico é popularmente conhecido como tratamento de canal, um dos procedimentos odontológicos mais temidos pelas pessoas. Essa "fama" está associada ao fato dele ser um tratamento complexo, que antigamente provocava muita dor e exigia um processo de recuperação bastante longo e desconfortável.
Felizmente, o tratamento endodôntico hoje em dia é algo muito mais tranquilo, que se beneficiou bastante dos avanços tecnológicos e da popularização da anestesia. Além disso, o pós-operatório é mais suportável, visto que analgésicos de prescrição livre, que não exigem receita médica, podem ser comprados em qualquer farmácia e são muito eficientes em conter dores, sempre com orientação da bula e do cirurgião dentista.
Como funciona o tratamento endodôntico
Para esse tipo de problema, é necessário que você marque uma consulta com um endodontista, o dentista especializado na porção interior do dente, onde o problema se manifesta. O tratamento endodôntico é necessário quando uma cárie corroeu o esmalte do dente até o nervo dele, provocando uma infecção.
Alguns sintomas de que um tratamento endodôntico é necessário são:
- Dor de dente;
- Inchaços na gengiva;
- Gosto de sangue na boca;
- Aumento da sensibilidade dental;
- Coloração escura do dente.
O tratamento endodôntico consiste na remoção do nervo e da polpa do dente infeccionado, de forma que ele seja posteriormente reconstituído com uma obturação. Em alguns casos são necessárias sessões extras, para que o dente possa voltar a ser esteticamente o mesmo. Caso a infecção seja muito severa, a extração do dente é a única alternativa para acabar com a dor neste dente e na infecção.
Evitando um tratamento endodôntico e mais
A infecção do nervo do dente é decorrente do descaso com a higiene bucal, portanto, conservar os hábitos adequados de higiene pessoal é a melhor forma de prevenir que bactérias se alojem na sua boca e evitar todo tipo de condição ruim para os dentes. Por causa disso, é necessário escovar os dentes três vezes ao dia, usar fio dental diariamente e enxaguar a boca com antisséptico bucal após as escovações.
Além disso, não passe longos períodos de tempo sem visitar o consultório do dentista. Uma visita a cada seis meses basta para que seus dentes estejam bem cuidados..