Como tratar um trauma dentário
Um trauma dentário pode trazer bastante dor de dente para uma pessoa. Choques mecânicos contra os dentes podem ser bastante perigosos para sua saúde dental, visto que as implicações são tremendas em casos mais graves. É difícil evitar, visto que não há motivo para usar um protetor bucal frequentemente, algo que costuma ser feito apenas por esportistas.
Uma questão muito importante é que um trauma dentário pode exigir um tratamento de canal caso a lesão seja forte o suficiente para afetar o nervo do dente. Nesse sentido, é muito importante procurar ajuda profissional pois uma infecção dessas, se prolongada por muito tempo, pode apodrecer o dente e exigir sua extração.
Identificando e tratando trauma dentário
Após sofrer um trauma dentário, o mais importante é procurar um dentista. Em algumas situações emergenciais, o tratamento a ser feito pode ser de baixo custo, pois para traumas leves o procedimento correto é selar o fragmento que se soltou com um procedimento simples de colagem. Obturações também podem ser utilizadas.
Caso o trauma dentário afete o nervo do dente e o paciente demore muito tempo para recorrer ao dentista, um tratamento de canal pode ser necessário. Nele, o nervo e a polpa do dente afetado são removidos, desinfeccionando a região e contendo as dores. O dente posteriormente é reconstituído com uma obturação. O procedimento é feito com aplicação de anestesia, para maior conforto do paciente.
Após um tratamento de canal para trauma dentário, o paciente precisa tomar alguns cuidados para que a cicatrização ocorra corretamente, são eles:
- Repouso pelo tempo indicado pelo dentista;
- Uso de analgésicos para amenizar dores;
- Aplicar compressas geladas para diminuir inchaços;
- Consumir alimentos na consistência líquida ou pastosa.
Cuidando bem dos dentes
Por mais que a chance de trauma dentário é difícil de ser controlada, existem algumas atitudes que impedem que as bactérias se alojem nos dentes e tragam problemas. Isso inclui escovar os dentes três vezes ao dia, usar fio dental diariamente e enxaguar a boca com antisséptico após as escovações. Além disso, vá ao dentista ao menos uma vez a cada seis meses, isso permite que seus dentes estejam sempre bem cuidados.